Fala pessoal,
Vocês conhecem ou já ouviram falar no Feijão Azuki?
Nãããooo ??? Neste post, eu irei falar um pouco sobre esse tipo de feijão ainda pouco conhecido no Brasil, porém muito apreciado nas culturas orientais.
Estamos familiarizados que o feijão vem sempre acompanhado com alguma preparação salgada, pode ser com arroz, farofa, carnes e etcs.
Entretanto, quando se fala em alguma preparação na forma de doce, os brasileiros fecham a cara e pensam que não há uma combinação. Será mesmo?
O feijão azuki (Vigna angularis) é uma das culturas alimentares mais tradicionais e importantes do leste da Ásia. Apresenta grãos pequenos e sabor doce caracteristico, sendo por esse motivo comumente utilizado como ingrediente essencial em preparações como doces, sorvetes, pão, misturado com arroz, broto de feijão e etcs. Tradicionalmente, é servido na forma de doce em dias especiais, como casamentos, aniversários e festa de Ano Novo.
Apesar da imigração japonesa ter ocorrido no Brasil há mais de 100 anos, o feijão azuki é bastante apreciada pelos japoneses, sendo pouco conhecida e consumida no Brasil, e seu consumo fica ainda mais restrito as comunidades orientais.
Aguardem que as próximas postagens serão relacionadas ao Anko (pasta doce de feijão azuki), além dos doces que são desenvolvidos a partir do Anko.
Tipos de feijões
Será que todo feijão é igual?
Existem vários tipos de feijões, entretanto, há diferenças entre o seu valor nutricional, sabor e o tipo de preparação.
Na tabela abaixo é possível verificar as características de cada tipo de feijão.
Benefícios do Feijão Azuki
O feijão azuki tem uma cor avermelhada e grãos bem pequenos. Assim como em outros tipos de feijões, ele é rico em proteínas além de ser fonte de ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio.
Abaixo alguns benefícios que o feijão azuki pode proporcionar.
1. Melhora a digestão:
As fibras e o amido resistente presentes no alimento não são digeridos, mas servem para favorecer o processo de digestão e, de quebra, favorecem a saúde intestinal.
O que acontece na verdade é que essas substâncias ajudam na formação do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e prevenindo a constipação.
2. Contra anemia:
O feijão azuki tem cerca de 2,3 mg de ferro para cada xícara (115g) deste alimento cozido. Para que o organismo absorva melhor o ferro contido em alimentos de fontes vegetais, é necessário consumi-lo juntamente com vitamina C.
3. Saúde dos ossos
O feijão azuki é rico em zinco, cobre e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde dos ossos. As propriedades nutricionais do feijão azuki podem ajudar, inclusive, na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose;
4. Combate à prisão de ventre
Em relação a quantidade de fibras do feijão azuki, o que pode ajudar a combater a prisão de ventre, evitando outros problemas intestinais.
Valores nutricionais
Além das características, costumes e os tipos de preparos, existem os fatores nutricionais que podem diferenciar cada tipo de feijão.
Na tabela abaixo, temos a comparação entre o Feijão Carioca e o Feijão Azuki.
Podemos notar, que existem poucas diferenças entre os valores energéticos. Vale ressaltar, que o valor calórico do feijão carioca é maior que no feijão azuki, assim como em proteínas e lipídeos. Já no feijão azuki, temos um maior índice no valor de carboidratos.
Vimos que não existe muita diferença nutricionalmente entre o feijão azuki e o carioca.
Na tabela abaixo, vamos verificar se existem muitas diferenças entre o Feijão Azuki e o Feijão Preto.
A comparação fica parecida com a do feijão carioca, não existe uma grande diferença de macronutrientes entre o feijão preto e o azuki. Apesar do feijão azuki apresentar um menor valor energético, ele contém uma quantidade maior de carboidratos. Já o feijão preto, contém uma quantidade superior de proteínas e lipídeos.
Dessa forma, podemos notar que não existe uma grande diferença nutricional entre os feijões Azuki, carioca e preto.
Conclusão
Vimos a importância de conhecermos e experimentarmos outros tipos de alimentos como é o caso do Feijão Azuki.
Diversificar na alimentação, ajuda a equilibrar o consumo de nutrientes além de conhecer a alimentação e a cultura de outros países.